BABii

1986. Porto Velho, Brasil.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.

Nascida em uma família de mulheres artesãs, aprendeu com a avó materna o domínio de técnicas como bordados e trançados, enquanto acompanhava a mãe — talentosa artesã e escultora — transformar materiais simples em arte. Mais tarde, sua formação em Design de Produto ampliou esse repertório para materiais como madeira, argila, resinas e metais.

Ceramista autodidata, trabalha a porcelana evocando as memórias de sua vivência no norte e a natureza abundante de sua terra natal.
Entrelaçando a técnica meticulosa com suas narrativas pessoais a artista cria esses seres objetos que habitam o campo das relíquias, tesouros de uma floresta anterior, fossilizando na porcelana ao mesmo tempo a floresta que aos poucos desaparece e a maestria artesanal das mulheres de sua família.
Para provocar esse encontro entre o ser vivo e seus restos, a criação de um objeto que é a memória do que foi um dia, a artista explora um diálogo dúbio encantando o expectador que é ao mesmo tempo atraído e repelido por suas formas delicadas e agudas, em um jogo de fragilidade e hostilidade, animal e vegetal, vivo e morto.